Escrito por Roberta Caetano (nutricionista)

– Tenha uma alimentação variada e colorida;

– Faça suas refeições em ambientes tranqüilos;

– Procure fazer de 5 a 6 refeições diárias;

– Coma devagar, mastigando bem os alimentos. Se necessário, modifique a consistência do alimento para facilitar

este processo;

– Aumente o consumo de água e sucos naturais, de preferência fora das refeições principais (6 a 8 copos ao dia);

– Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras como frutas, verduras e cereais integrais;

– Use o açúcar com moderação. Uma dieta com muito açúcar tem muitas calorias e poucos nutrientes;

– Prefira frutas aos doces;

– Utilize o sal com moderação e não leve o saleiro à mesa;

– Aumente o consumo de frutas e vegetais, eles são ótimas fontes de vitaminas e minerais;

– Prefira carnes magras como peixe, frango sem pele ou carnes vermelhas magras;

– Escolha preparações assadas, cozidas, refogadas ou grelhadas;

– Evite frituras e alimentos com altas concentrações de gordura (maionese, bacon, banha, creme de leite);

– Variedade, Moderação e Equilíbrio = Nutrição Adequada

E lembre-se:

– Mantenha um peso adequado a sua idade e altura;

– Evite o estresse e seja feliz!

Centro Geriátrico Vitalis – Cuidando com Carinho<br />Rua Carlos Huber, 60 – Bairro Três Figueiras – Porto Alegre/RS – Fone (51) http://www.

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